sábado, 29 de agosto de 2009

Qual a sua máscara? - Parte I

Eu prometi a mim mesma que não falaria do meu curso neste blog, mas tornou-se inevitável, já que o assunto em questão muito tem a ver com cada um de nós, seres humanos.
Sexta-feira à noite - sim, eu tenho aula sexta à noite e sim, me dá vontade de cortar os pulsos - tenho aula de Projeto de Figurino.
Como primeiro trabalho, estamos analisando o conceito de máscara.
Deveríamos pesquisar sobre 'máscaras', que digo, foi super interessante. Veja abeixo algumas anotações que fiz sobre o assunto:
- "[...] o ato de mascarar é uma forma de se ir de encontro à moralidade estabelecida pela sociedade sem comprometimento do reconhecimento."
- "A máscara associa-se normalmente esta idéia de permanência, mas também de esconderijo da pessoa e de identificação com aquilo que pretende representar [...]"
-"A palavra personalidade vem do grego persona, que significa máscara. Na psicologia existem diversos estudos sobre a personalidade humana e uma das principais é a do suíço Carl Gustav Jung, que sugere a existência de oito tipos de personalidade. Outro estudoq ue vem chamando a atenção é o Eneagrama. [...] A teoria divide em nove as máscaras, ou personalidades humanas. De acordo com ela, a personalidade funciona como uma máscara invisível, uma casca que criamos para nos adaptarmos ao meio social - Para despir a máscara é preciso contrariar os hábitos, vícios e paixões que cada tipo de personalidade adquire desde a primeira infância. Algo que não é anda fácil. Mas uma das funções desse estudo é exatamente a de nos dizer qual é o número da caixa onde nos encontramos para que possamos sair da prisão da mecanidade e despertar o nosso verdadeiro ser, que é consciente e não mecânico, explica o estudioso em Eneagrama Mário Margutti."
Continua.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eh...isso eh muito interessante.afinal eh dificil chegarmos a conhecer alguem. pois todos usam mascaras...
adorei essa primeira parte e estou esperando a segunda!
bj

Yubari Pera disse...

Não perca o proximo episodio! *_*
Ter aula sexta noite é suportavel, o pior é saber q a aula de sexta noite tem quinta de manha e não podemos fazer! ¬¬

A pesquisa de mascaras ta realmente interessante! Essa parte de varias personalidades eu não cheguei a pesquisar, vai ficar diferente e interessante. :D