quinta-feira, 22 de julho de 2010

'Bons' exemplos

Quem já não ouviu do pai, da mãe, do tio, da tia, do avô, ou da avó, ou de um desconhecido, que devemos dar bons emplos para as gerações mais novas - aqui, leia-se 'crianças'???
Pois bem, minha vida, que tem sido andar de ônibus - sim, eu deveria mudar o título do blog, ou melhor, acrescentar 'no ônibus' -, me deparei essa semana com um destes 'bons' exemplos circulantes. Sentada ao lado de um senhor de aproximadamente 60 anos, reparei em seus movimentos sutis. Como o ônibus estava lotado, o que não é nenhuma novidade pra mim, eu não tinha muitas opções em que prestar atenção. Este senhor, que mexia em sua pasta, retirou uma bala - não que eu quizesse, a menos que fosse a 7Belo, de hortelã ou de café, mas enfim, continuando - desembrulhou-a, e enquanto a saboreava, jogou sorrateiramente o embrulho janela a fora. Espanto, essa foi a minha cara naquele momento, e uma pergunta não saia da minha mente, o porque de ele não poder guardar o embrulho na pasta e jogar no primeiro lixo que encontrasse ao descer do ônibus? Aliás, o próprio ônibus possui um pequeno cesto de lixo logo na saída, poderia depositar o seu papel ali mesmo. Mas ok, a vida continua, o trânsito flui, e... Opa, de novo, mais uma bala sendo desembrulhada, e... Sim, outro papel de bala que foi 'voar' entre os carros e entupir mais um boeiro, como se dias de chuva já não fosse complicados o bastante.
Sejamos bons exemplos, se não pelos outros, por nós mesmos, nossa própria consciência. Na casa desse senhor, não deve alagar em dia de chuva, caso contrário ele não jogaria o papel de bala em via pública. Não falo apenas do papel de bala, mas das propagandas que recebemos, e todo o resto. Fica o lembrete, e o protesto contra esse senhor e quem joga coisas em via pública sem a menor consciência ambiental.

2 comentários:

Nathy disse...

Pois é... como se não bastasse jogar coisas pela janela, também tem aqueles que jogam no chão do ônibus, que riscam os bancos do mesmo, enfim.... Há muito o que se aprender!

Unknown disse...

Ah, eu guardo o lixo na minha bolsa para jogar depois na lixeira mais próxima. O problema é que eu nunca lembro de tirar o lixo na lixeira e os pápeis, embalagens e não sei mais o que acumulam na minha bolsa por dias até eu fazer um limpa. hehehe

Mas eu admiro quem dá o bom exemplo!!